Vazamento de esgoto é identificado próximo à cachoeira e preocupa moradores

Vazamento de esgoto é identificado próximo à cachoeira e preocupa moradores

Um vazamento de esgoto foi registrado em Holambra e preocupa ambientalistas e moradores da cidade. O problema foi identificado no último dia 28 de agosto pelo grupo Amigos da Cachoeira, que frequentemente realiza ações de conscientização e visitas na mata (região). Uma semana depois, nessa quinta-feira, dia 4 de setembro, a situação havia se agravado.

De acordo com Frans Schoenmaker, integrante do grupo, o vazamento ocorreu a cerca de 300 metros da cachoeira. Além da espuma visível no córrego (rio), ele relatou forte odor característico de esgoto.

“Na cachoeira, os Amigos da Cachoeira percebem na hora quando há algo errado na rede de esgoto, na água potável ou nas águas pluviais. Cerca de 80% de toda a água da chuva do município de Holambra passa pela cachoeira, e os emissários de toda a cidade passam beirando os córregos que deságuam nela”, explicou.

Segundo Frans, os vazamentos sempre ocorrem nos mesmos lugares e os Amigos da Cachoeira sugerem que seja feita manutenção preventiva nestes pontos, evitando vazamento de esgoto para os córregos.

A Prefeitura de Holambra, por meio do Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, informou em nota que já entrou em contato com a concessionária Águas de Holambra, responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto no município. Segundo a administração, a empresa está no local “adotando as medidas necessárias para a identificação e solução do problema” e que o departamento seguirá acompanhando a situação de forma permanente, em conjunto com a concessionária.

A concessionária também se manifestou. Em comunicado, a Águas de Holambra informou que equipes realizaram a desobstrução da rede, retirando resíduos que comprometiam o fluxo do sistema de esgotamento sanitário. O trabalho, segundo a empresa, será continuado nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, com a adequação e fechamento do poço de visita.

A concessionária reforçou ainda que permanece à disposição da população para solicitações e informações pelo telefone e WhatsApp 0800 595 3333.