O Curso de Gestantes de Holambra concluiu na segunda-feira, dia 1º de dezembro, sua 92ª edição, celebrando mais uma turma formada por futuras mães que participaram de semanas de aprendizado e troca de experiências. Realizado há cerca de cinco décadas na Associação Príncipe Bernardo, o projeto é conduzido por um grupo de voluntárias que dedica tempo e conhecimento para orientar gestantes da cidade de maneira gratuita e inclusiva.
Aberta a mulheres de todas as idades, condições socioeconômicas e estágios de gravidez, a iniciativa oferece conteúdos essenciais sobre a evolução da gestação, tipos de parto, amamentação e cuidados com o bebê. As aulas também incluem atividades práticas e o apoio para a confecção do enxoval.
Para marcar o encerramento, cada participante recebeu um kit com itens importantes para o início da maternidade, como banheira, fraldas, pomada para assaduras e sabonetes.

Participante do projeto desde o início, Maritha Domhof lembra que começou a atuar quando ainda estava na faculdade e destaca que toda sua família se envolveu ao longo dos anos. Ela reforça o caráter formativo e acolhedor do curso.
“Esse curso é administrado para todas as gestantes de Holambra, independente de idade gestacional, idade da gestante ou de condições socioeconômicas. Participaram desse curso, então, 19 gestantes. Tivemos palestras de fisioterapeutas, enfermeiras, dentistas, psicólogos, pedagogas etc. Todas elas tiveram muito sucesso na palestra”, relata.
Um dos momentos mais marcantes dessa edição foi a atividade prática de banho no bebê. “Além disso, um dos pontos altos do curso foi o banho no bebê. Nós demos banho na Júlia, filha da Evelyn. Foi muito bom, foi muito participativo e elas aprenderam muito, se sentiram muito seguras. Depois do banho, nós ainda fizemos o curativo no umbigo, foi bem legal”, conta.
A conclusão da turma também foi marcada pelo clima de união entre as participantes, que passaram a se apoiar mutuamente durante o período do curso.
“No final do curso, no último dia, nós fizemos o encerramento. Foi muito interessante, o tanto que elas se envolveram e ficaram amigas. Então, eu acredito que as próprias alunas do curso serão um apoio uma para a outra. E eu acredito que o auge do curso é o ensinamento que nós podemos passar para elas e a segurança que elas vão ter na hora do parto”, afirma.
Nas redes sociais o prefeito Fernando Capato destacou a presença da primeira dama, Yvone Capato, no encerramento do curso e parabenizou as voluntárias. “Quero parabenizar e agradecer, de coração, todas as voluntárias pelo trabalho que realizam há tantos anos. A dedicação de vocês transforma vidas e contribui para que tantas famílias holambrenses tenham um começo mais seguro, informado e acolhedor!”





