O município de Holambra se despede do empresário Tony Hulshof, que morreu nessa quarta-feira, 4 de fevereiro. Em razão do falecimento, a Prefeitura decretou luto oficial de três dias. Em homenagem à sua memória, a Associação Moinho Povos Unidos informou que o Moinho permanecerá fechado nos dias 5 e 6 de fevereiro e ficará em posição de luto durante o fim de semana, condição em que as pás não giram.
O velório acontece nesta sexta-feira, dia 6 de fevereiro, às 9 horas, no Recinto da Expoflora (em frente ao Zoet en Zout). Exéquias às 10 horas, seguido por sepultamento.
Nascido em Holambra em 6 de janeiro de 1953, filho de holandeses, Tony Hulshof era economista, construtor e madeireiro. Ele esteve à frente de todo o planejamento e da construção do moinho, atuando como mestre de obras e acompanhando de perto cada etapa da execução e do funcionamento do monumento. Durante esse processo, manteve atuação conjunta com Jan Heijdra, participando ativamente dos 17 anos dedicados à construção e consolidação do projeto que se tornou um dos principais símbolos da cidade.

Tony foi presidente da Associação Moinho Povos Unidos e, atualmente, exercia o cargo de vice-presidente, além de integrar de forma ativa a Comissão Executiva. Reconhecido por sua presença constante e pelo trabalho direto no canteiro de obras, era frequentemente citado por moradores como o pai do moinho, por ter acompanhado o projeto desde a concepção até sua consolidação como monumento vivo de Holambra.
Sua atuação também marcou diferentes setores do município. Ele foi o segundo presidente da Associação Comercial de Holambra, participou da fundação da entidade, exerceu dois mandatos e atuou como diretor, além de integrar, atualmente, o conselho deliberativo da ACE Holambra. Tony também presidia o Conselho Municipal de Turismo e participou da criação da Agência de Desenvolvimento do Circuito das Águas Paulista (ADECAP), onde ocupava o cargo de diretor financeiro.
A Associação Moinho Povos Unidos destacou que o fechamento temporário e a posição de luto do moinho simbolizam o reconhecimento à dedicação de Tony Hulshof, cuja trajetória se confunde com a própria história do monumento e com o desenvolvimento cultural e turístico de Holambra.
Amigos prestam homenagens
Nas redes sociais, amigos, familiares e admiradores do trabalho de Tony lamentaram sua morte e exaltaram seu trabalho e dedicação por Holambra em todos esses anos.
Tony Hulshof faz parte da história de Holambra e também da história do Jornal da Cidade. Desde nossa fundação, há mais de 30 anos, ele sempre acompanhou e incentivou nosso trabalho. Tony foi nossa fonte de informações, sempre disposto a ajudar, foi parceiro em projetos e eventos, e até mesmo conselheiro em momentos difíceis. Ao longo de nossa jornada, Tony Hulshof foi, acima de tudo, um grande amigo. Só temos a agradecer todo companheirismo e aprendizagem que nos proporcionou. À família e amigos, nossos sentimentos e a certeza de que ele seguirá seu caminho em paz.” – Jornal da Cidade, direção e equipe
Nosso querido moleiro, Antônio Joanes Geraldo Hulshof, deixa uma história profunda de dedicação, trabalho e amor pelo Moinho Povos Unidos. Moleiro do moinho, vice-presidente da Associação Povos Unidos, um de seus fundadores, Antônio foi fundamental na construção do Moinho Povos Unidos e essencial para a união e o fortalecimento da nossa comunidade. Seu legado seguirá vivo em cada detalhe do moinho e na memória de todos que tiveram o privilégio de caminhar ao seu lado. Nossos sentimentos à família, amigos e a toda a comunidade. Descanse em paz!” – Associação Moinho Povos Unidos
“Holambra perdeu hoje um grande amigo. Uma pessoa por quem eu, pessoalmente, sempre tive muito carinho. Tony Hulshof nunca poupou esforços para contribuir com o desenvolvimento ordenado de Holambra e com o fortalecimento do nosso turismo, tão fundamental para tantas famílias. Sempre participou ativamente de conselhos municipais e das grandes decisões que fizeram da nossa cidade o exemplo que é para toda a região. Estava presidente, inclusive, do nosso Conselho Municipal de Turismo. E fazia por amor, de forma voluntária, por acreditar que a participação é decisiva para que consigamos fazer sempre mais e melhor. Fará muita falta entre nós. Meu carinho e abraço a todos os familiares e amigos!” – Prefeito Fernando Capato
“A partida do Tony Hulshof é uma grande perda para Holambra e para a Associação Comercial, onde ele foi integrante do grupo fundador e nosso segundo presidente, vindo a ocupar esse cargo novamente na década de 2000. Ele sempre esteve presente na diretoria ou no conselho durante toda a existência da entidade, participando em inúmeros projetos. O Tony sempre foi muito proativo, envolvido com o fomento do turismo, da classe empresarial e da preservação das tradições holandesas. Foi um cidadão incomum, que deixa um legado para o município que tanto amava. Somos muito gratos a ele e nos solidarizamos com sua família e amigos nesse triste momento.” – Associação Comercial e Empresarial de Holambra (ACE)
Registramos o falecimento do Diretor Financeiro da ADECAP, Tony Hulshof. Nos despedimos dele com o coração apertado e imensamente gratos por tudo o que ele foi e construiu conosco e a comunidade. Tony nos deixa muito mais do que sua contribuição profissional. Deixa amizade verdadeira, valores sólidos, ensinamentos generosos e memórias que permanecerão vivas. Um líder humano, ético e sensível, sempre atento ao outro, com escuta paciente, palavras serenas e conselhos nobres. Comprometido com o desenvolvimento responsável de Holambra e do Circuito das Águas Paulista, Tony construiu um legado que seguirá inspirando nosso trabalho e nossas escolhas. Um amigo inestimável, cuja presença marcou profundamente todos que tiveram o privilégio de caminhar com ele. Na companhia de Deus e dos bons espíritos, seguirá zelando, amparando e confortando sua família e amigos, como sempre fez em vida. Tony estará sempre entre nós, nossa memória, em nossos corações. Nossa eterna gratidão!” – Agência de Desenvolvimento do Circuito das Águas Paulista (ADECAP)
“Nossos corações permanecem ligados ao do Tony e aos dos seus familiares.” – Família de Silvio e Silvia Carvalhal.
“Quem esteve ao seu lado tem um pedacinho de quanta importância se teve nessa vida. Tony, com seu talento e seu jeito de conversar e sempre estar pensando no bem, jamais vou esquecer de quantos anos juntos e poder compartilhar seus ensinamentos, sua devoção, seu carinho, suas ideias, enfim, foram e serão momentos especiais para a memória dos holambrenses.” – Sergio Celegatti.




