Em meio às comemorações pelos 34 anos de emancipação político-administrativa, celebrada nesta segunda-feira, dia 27 de outubro, Holambra recebeu um grande presente. No último sábado, dia 25 de outubro, foi realizado um evento no Moinho Povos Unidos, que reuniu grande público para dois lançamentos: o livro “O Gigante de Holambra” e o projeto 360°.
A atividade começou logo pela manhã com uma cerimônia em que autoridades do poder público e representantes da Associação Povos Unidos destacaram as inovações que passam a fazer parte das visitas ao principal cartão postal da cidade. Um dos idealizadores da iniciativa, Gilberto Wigman, presidente da Associação Povos Unidos, explica que a experiência em Realidade Virtual 360° foi desenvolvida pela Associação em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos. “É um dia muito importante para a Associação, algo que estamos trabalhando há um bom tempo”, declara.
De acordo com o prefeito de Holambra, o projeto representa uma homenagem a todos que ajudaram a construir o moinho. “O livro traz como foi construído o Moinho como foi idealizado e é muito rico em fotos. Além disso, a experiência 360° também é um passo importante para o turismo, uma evolução do turismo com a possibilidade de qualquer pessoa conhecer o moinho pelo tour”, destacou.
Autor do livro que conta a história do Moinho, Jaime Pacheco explica que o trabalho levou um ano para ser concluído. “Tivemos todo um trabalho para coletar as informações, fizemos a leitura de documentos, atas, jornais e com esses dados escrevemos o livro.”
EXPERIÊNCIA 360°
Durante o evento, o público pôde experimentar os óculos 360°, que oferece uma visita virtual a todos os andares do moinho. A reação dos presentes foi de encantamento. Segundo Iraima Segeren, é uma experiência imperdível. “É muito bonita a visita do início ao fim, porque proporcionou entrar dentro do moinho em partes que quando a gente sobe para visitação não é permitido”, explica.
Ivonne de Wit relata que a experiência é excelente para quem não tem condições de subir em todos os andares. “A experiência é superlegal para quem tem dificuldade de subir as escadas, porque não é todo mundo que pode subir e a sensação é de estar lá dentro mesmo”, conclui.
A partir desta semana, a experiência com óculos 3D passa a integrar a visita regular ao Moinho, com ingressos nos valores de R$ 18,00 (inteira) e R$ 9,00 (meia-entrada), conforme as condições previstas. Vale destacar que as pessoas com mobilidade reduzida terão prioridade no acesso a essa vivência, garantindo uma experiência inclusiva e respeitosa para todos. Já o livro pode ser adquirido junto à lojinha localizada dentro do Moinho.



































(fotos: Beto Garavello/JC Holambra)
				




