Dia dos Professores: profissionais celebram data com amor à profissão e dedicação aos alunos

Dia dos Professores: profissionais celebram data com amor à profissão e dedicação aos alunos

Nessa quinta-feira, dia 15 de outubro, foi celebrado o Dia do Professor, uma data para reconhecer o trabalho e a dedicação daqueles que fazem da sala de aula um espaço de transformação. Em Holambra, educadores de diferentes escolas falaram sobre suas trajetórias, desafios e o significado de exercer uma das mais importantes missões da sociedade: ensinar e inspirar.

Para Antônio Marcos Nonato de Araújo, professor há 16 anos na E.M.R. Recanto das Palmeiras, a profissão vai muito além do ensino de conteúdos. “Ser professor é muito mais do que exercer uma profissão, é viver uma missão”, define. Atuando com turmas do 1º ano e da Educação Infantil, ele afirma que o desejo de transformar vidas o levou à docência. “A sala de aula é um espaço de descobertas, onde cada olhar curioso e cada conquista dos alunos renovam diariamente o sentido do meu trabalho.”

” Ser professor é acreditar no poder da educação, mesmo diante das adversidades. É plantar sementes todos os dias, sabendo que o verdadeiro fruto do nosso trabalho muitas vezes só será visto no futuro.” – Prof. Antônio Marcos Nonato de Araújo

Nonato destaca ainda a importância social dos professores. “Somos mediadores do saber e formadores de cidadãos críticos, capazes de construir um mundo mais justo e humano.” Entre os desafios, ele cita o avanço das tecnologias, a desvalorização profissional e a necessidade de manter o interesse dos alunos em meio a tantas distrações. “Mesmo diante das adversidades, ser professor é acreditar no poder da educação e no potencial de cada aluno. plantar sementes todos os dias, sabendo que o verdadeiro fruto do nosso trabalho muitas vezes só será visto no futuro.”

Com a mesma paixão pela profissão, Karin Rivera, formada no antigo magistério em 1995, também cresceu inspirada pela mãe, que foi professora. “Ser professora é conviver com alegria, é um eterno aprendizado! Cada aluno que passa por nós leva um pouco do que somos e deixa um pouco do que é.” Para ela, o desafio atual é capturar a atenção dos estudantes. “Com tantas distrações (celulares, redes sociais, jogos), prender a atenção dos estudantes é um grande desafio. O professor precisa reinventar suas estratégias, tornando as aulas mais dinâmicas, participativas e significativas.”

” Minha mãe foi professora, ser professora é conviver com alegria, é um eterno aprendizado! Cada aluno que passa por nós leva um pouco do que somos e deixa um pouco do que é. “
Profa. Karin Rivera

Professora há 15 anos, Jéssica Fernanda do Nascimento Lala Almeida atua na EM Jardim Flamboyant. Ela conta que escolheu ser professora por acreditar que a educação transforma vidas e queria fazer parte desse processo, ajudando outras pessoas. “O professor tem um papel fundamental na formação humana, ajudando a adquirir conhecimentos, despertar sonhos e valores. Ser professora é ser alguém que aprende e ensina ao mesmo tempo”, destaca.

” Ser professora é ser alguém que aprende e ensina ao mesmo tempo. É ter compromisso, empatia e dedicação para ajudar cada aluno a descobrir o melhor de si e que a cada aula, podemos transformar o futuro de alguém.”
Profa. Jéssica Fernanda Almeida

A profissional lembra ainda que o desafio atual é acompanhar as mudanças do mundo e manter os alunos motivados, acreditando sempre no poder e da importância da educação na vida das pessoas.

Uma missão que constrói e edifica as próximas gerações

Por trás das lições ensinadas e dos cadernos abertos há uma história de amor pela profissão. Em Holambra, os professores que atuam nas escolas municipais e estaduais compartilham um sentimento em comum: ensinar é transformar o mundo um aluno de cada vez.

Com 18 anos de experiência e atuando na Escola Municipal Jardim Flamboyant, Patrícia Camargo Caetano lembra que ser professora foi um sonho desde a infância. “Um educador tem um papel marcante na vida de um aluno, pois é aquele que acredita, motiva, transforma e o encoraja a conquistar sonhos através da educação”, afirma.
Patrícia reconhece os desafios da profissão, mas mantém o otimismo. “É necessário acreditar na mudança e no ser humano. Ser professor é enfrentar os desafios com amor, coragem e determinação. É inspirar sonhos e esperança.”

“Um educador tem um papel marcante na vida de um aluno, pois é aquele que acredita, motiva, transforma e os encoraja a conquistar sonhos através da educação.”
Profa. Patrícia Camargo Caetano

Já Thais Rodrigues Geraldi, professora há 17 anos nas escolas São Paulo e na rede municipal de Holambra, destaca o papel do educador na formação integral dos alunos. “Tive a honra de conviver com excelentes professores e essas boas referências me levaram para a carreira docente. O professor é essencial na transformação do ser humano, tanto na aprendizagem quanto no desenvolvimento socioemocional.”

Thais reconhece que equilibrar tantas responsabilidades é uma das maiores dificuldades da profissão. “Além de ensinar conteúdos, é preciso acolher, motivar e adaptar estratégias para garantir uma aprendizagem significativa, mesmo diante das limitações estruturais e emocionais.”

” Ser professor… é me orgulhar! Principalmente das histórias e trajetórias que acompanho como coadjuvante do processo!”
Profa. Thais Rodrigues Geraldi

Mas é na gratidão dos alunos que ela encontra o verdadeiro sentido de sua escolha. “Quando encontro ex-alunos e ouço: ‘Você lembra de mim? Você foi minha professora!’, isso é incrivelmente gratificante. Ser professora é me orgulhar das histórias e trajetórias que acompanho como coadjuvante do processo.”