Abrindo a temporada 2026 do Cineclube Holambra, o grupo inicia, no próximo dia 30 de janeiro, celebrando o cinema brasileiro com o filme “O Filho de Mil Homens”, de 2025, que é baseado no livro homônimo de Valter Hugo Mãe, premiado escritor luso-angolano.
A história se passa numa vila de pescadores, sendo o personagem principal Crisóstomo, interpretado com sensibilidade por Rodrigo Santoro.

O protagonista tem o desejo de ter um filho. E esse é o pontapé inicial da trama que busca retratar uma realidade um pouco fora do comum ambientada em uma comunidade afastada de grandes núcleos urbanos.
Classificado como um filme poético, ele foi “sonhado” pelo diretor Daniel Rezende, premiado como montador por “Cidade de Deus” (2002) e que vem trilhando a direção desde 2017.
A adaptação do livro, feita pelo próprio diretor, recebeu muitas avaliações positivas sobre a filmagem, a direção de arte e a atuação dos personagens principais.
A busca de Crisóstomo para ter um filho vai nos guiar pelos meandros da estrutura social de uma pequena comunidade, um microcosmo que poderia ser de Angola, do Brasil ou de praticamente qualquer outra pequena localidade mundial.
Valores e regras são confrontados e estruturas sociais não convencionais são igualmente abordadas. O filme nos convida a refletir sobre nossa humanidade, provocando questionamentos que serão mais do que bem-vindos na troca de ideias que se segue à exibição do filme.
Serviço
Dia 30 de janeiro, às 19 horas, no Espaço Cultural Terra Viva
Classificação indicativa: 16 anos | Duração: 125 minutos
Apoio: ECTV; Jornal da Cidade; Casa Bela
Organizadores: Roberto Magno, Flávia Moraes, Luís Alves, Rafael Britto e Chico Schoenmaker





